Rússia anuncia vacina contra o câncer
- Redação/Jornalismo Eitv
- 19 de dez. de 2024
- 1 min de leitura
A vacina já passou por ensaios pré-clínicos que mostraram a capacidade do imunizante de suprimir o desenvolvimento de tumores e metástases
(Foto Reuters/Alain Jocard)

A Rússia anunciou o desenvolvimento de uma vacina contra o câncer, com previsão de distribuição gratuita a partir do início de 2025. O projeto é considerado um marco importante na medicina oncológica, com promissores avanços para o combate ao câncer, de acordo com a agência russa de notícias.
A vacina, criada em parceria com diversos centros de pesquisa, já passou por ensaios pré-clínicos que mostraram a capacidade do imunizante de suprimir o desenvolvimento de tumores e metástases. O projeto é liderado pelo Centro Nacional de Pesquisa Médica do Ministério da Saúde da Rússia, que está desenvolvendo duas abordagens distintas para as vacinas oncológicas.
Uma das alternativas é uma vacina personalizada, que utiliza a tecnologia de mRNA – a mesma aplicada nas vacinas contra a covid-19. Nesse caso, uma vacina única é criada para cada paciente, com base na análise genética do tumor. O objetivo é “ensinar” o sistema imunológico a identificar e destruir células cancerígenas.
A segunda abordagem é a Enteromix, uma vacina formulada com quatro vírus não-patogênicos. Esses vírus são capazes de destruir as células malignas enquanto ativam a resposta imunológica do paciente contra o tumor.
Com esses avanços, espera-se que as vacinas possam oferecer novas alternativas no tratamento do câncer, trazendo uma perspectiva otimista para pacientes que enfrentam diversas formas da doença.
Comments