As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de março por meio de formulário online
(Fotos Divulgação)
A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, oferecerá nos dias 16 e 17 de março a Oficina "Estado, Presença e Jogo na Arte da Palhaçaria".
A atividade, que ocorrerá das 14h às 18h, visa proporcionar uma experiência prática e lúdica com ferramentas e técnicas geradoras de comicidade, explorando as três vertentes fundamentais da arte da palhaçaria: O Jogo, O Estado e A Presença.
A oficina será ministrada por Caco Mattos, renomado ator, palhaço, diretor e pesquisador teórico. Caco é tradutor do livro "Entradas Clownescas: uma dramaturgia do clown", lançado pelas edições SESC/SP em 2016. Ele é formado pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul e licenciado em Artes pela Faculdade Paulista de Artes (FPA).
A atividade, que ocorrerá na Sede da Secretaria de Cultura, situada na rua Santa Gertrudes, 254, próximo à Rodoviária, é gratuita e destinada a interessados de todas as idades. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de março por meio do formulário online disponível em https://forms.gle/ogTZGarVL9ZXyod46.
Sinopse da Atividade
Por meio de jogos e improvisações, os participantes terão a oportunidade de experimentar na prática as ferramentas e técnicas geradoras da comicidade, fundamentadas nas três vertentes essenciais da arte da palhaçaria: O Jogo, O Estado e A Presença.
Minicurrículo de Caco Mattos
Caco Mattos é reconhecido por seu trabalho multifacetado como ator, palhaço, diretor e pesquisador teórico. Além de suas contribuições para a tradução do livro sobre dramaturgia clownesca, ele é o criador do projeto "Pílulas Cômicas", onde explora o cômico em diversas formas, desde intervenções e performances até música e números clássicos e contemporâneos de palhaçaria.
Caco foi convidado pelo SESC Nacional e RN para o projeto SESC Dramaturgias com o workshop "A dramaturgia do palhaço: dos números clássicos aos contemporâneos", ministrado em Natal, Caicó e Mossoró. Ele também atuou como diretor do espetáculo "Obstáculos" no Festival Internacional de Circo – FIC 2019 e no projeto Novos Modernistas no Theatro Municipal de São Paulo em 2019. Além disso, foi curador da V Mostra Circense "Aqui Tem Circo - Tradição – Transição – Inovação" na Fundação Cultural Cassiano Ricardo em São José dos Campos, em 2019.
Comentarios