Através de rodas de conversa, o grupo proporciona um ambiente seguro e acolhedor para compartilhar experiências, sentimentos e histórias de vida
(Fotos Gabriela Guimarães)
No último sábado (20), nasceu em Cosmópolis um espaço de acolhimento e solidariedade para aqueles que enfrentam o difícil processo do luto. O grupo "Do Luto à Luta" foi criado com a percepção de que o luto é uma jornada singular para cada pessoa, carregada de emoções complexas e desafios que muitas vezes podem parecer insuperáveis.
Quando perdemos alguém querido, somos inundados por uma variedade de sentimentos e nos deparamos com uma nova realidade, onde a vida muda de forma abrupta. Muitas vezes, nos sentimos sozinhos e desamparados, sem saber como lidar com tanta dor e angústia. Foi nesse contexto que o grupo "Do Luto à Luta" encontrou sua razão de ser.
Através de rodas de conversa, o grupo proporciona um ambiente seguro e acolhedor para compartilhar experiências, sentimentos e histórias de vida. Cada participante é recebido sem julgamentos, tendo sua forma de lidar com o luto respeitada. Ouvir e ser ouvido traz uma sensação de conforto e amparo, mostrando que não estão sozinhos em suas dores.
O objetivo do grupo é oferecer apoio a todos que estão enfrentando o luto, promovendo encontros periódicos onde são discutidos temas pertinentes e realizadas dinâmicas e oficinas relacionadas ao processo de luto. Vale ressaltar que o grupo é formado por pessoas enlutadas que encontraram no apoio mútuo uma forma de ressignificar a dor da perda.
O apoio do vereador Ricardo Guimarães foi fundamental para a realização deste projeto. Por meio dele, o espaço na ASPM foi cedido para que os encontros possam ser realizados mensalmente. As idealizadores do projeto expressam profunda gratidão pelo seu apoio e compromisso com a causa.
Atualmente, o grupo conta com a participação de 25 pessoas e a expectativa é que mais enlutados se juntem nos próximos encontros. Os encontros acontecem todo terceiro sábado de cada mês, às 14h, na ASPM, localizada na Rua Gioconda Mora S/N, no final da rua 2, portão azul.
Luciana Marques e Simone Lopes são as idealizadoras do grupo "Do Luto à Luta" e convidam a todos que estão passando pelo processo de luto a se juntarem no próximo encontro, que acontecerá no dia 18 de maio.
“Juntos, podemos transformar a dor em lembranças e saudades, demonstrando amor e solidariedade àqueles que partiram”, enfatizam.
Comments