Os casos de dengue no país já ultrapassaram os 600 mil casos; Prefeitura realizará ‘Dia D - Mutirão de Combate ao Aedes’ neste sábado (24)
(Foto PMC)
Os casos de dengue no país já ultrapassaram os 600 mil casos, conforme a atualização do último dia 19 do painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, somente neste ano em Cosmópolis, foram com registrados 155 casos suspeitos, sendo positivos apenas 37.
Semanalmente, a Prefeitura de Cosmópolis realiza as ações de visitas dos agentes de combate ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya - em diversas regiões.
A Administração ressalta que é fundamental permitir a entrada dos profissionais na residência, já que nem sempre os moradores percebem todos os locais que possam estar servindo como criadouro para o mosquito.
A dengue e outras doenças causadas pelo Aedes aegypti, são consideradas questões de saúde coletiva. Isso porque a transmissão da doença é ligada aos criadouros do mosquito que estão, em sua maioria, dentro da área residencial.
Ainda segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a maior quantidade de mosquitos é encontrada dentro das residências.
O principal modo para evitar a proliferação e infestações dos mosquitos, em especial o Aedes aegypti e, consequentemente, o aumento do número de casos, é reforçar as ações individuais.
Apesar de a Prefeitura, juntamente as equipes de agentes de endemias e agentes comunitárias manterem rotineiramente as visitas domiciliares, realizar bloqueio de casos e testar novas tecnologias e abordagens, para combater o Aedes aegypti efetivamente, é necessário que cada morador faça a sua parte, impedindo a proliferação de mosquitos.
7ª Campanha Regional de Combate ao Aedes Aegypti
Neste sábado (24), a Prefeitura de Cosmópolis, em parceria com a EPTV, realiza o ‘Dia D – Mutirão de Combate ao Aedes’, nos bairros Parque Ester, Jardim do Sol, Conj. Habitacional Vila Cosmo e Jardim Cosmopolitano.
O objetivo é conscientizar a população sobre os riscos trazidos pelo mosquito, que transmite doenças graves como a dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus.
Todos os anos, prefeituras e secretarias de Saúde são incentivadas a desenvolverem ações simultâneas, em um único dia, de combate aos criadouros e à proliferação do mosquito. Esse dia é denominado “Dia D – Mutirão de combate ao Aedes”.
A Prefeitura pede a colaboração de toda a população, recebendo os agentes que estarão devidamente identificados e uniformizados.
Comments