top of page
Foto do escritorRedação/Jornalismo Eitv

Colunas Brilhantes ✨

A Maternidade em Relações Homoafetivas Femininas


A jornada para a maternidade é um percurso cheio de desafios e alegrias, independente da orientação sexual. Nos relacionamentos homoafetivos entre mulheres, essa trajetória é singular, formada por laços afetivos profundos e uma busca por reconhecimento e inclusão. Neste contexto, a maternidade é erguida sobre uma base formada por afeto, determinação e resiliência.


O desejo de ser mãe frequentemente transcende a biologia. Para casais de mulheres, a concepção pode envolver uma série de opções, desde a inseminação artificial até a adoção. Cada uma dessas escolhas carrega consigo suas próprias complexidades emocionais e práticas, mas todas compartilham de um fator em comum: o anseio de construir uma família.


A sociedade contemporânea está começando a acolher a diversidade familiar de forma mais ampla, mas ainda existem muitos e imensos obstáculos a superar. Casais de mulheres frequentemente enfrentam discriminação e falta de reconhecimento legal. O acesso a tratamentos de fertilidade e o processo de adoção costumam ser permeados por entraves burocráticos e preconceitos. No entanto, essas dificuldades não diminuem o amor e a dedicação que essas mães têm por seus filhos.


A maternidade em relacionamentos homoafetivos femininos desafia noções tradicionais de gênero e parentalidade, pois demonstram que não existe um modelo único de família, e essas mães estão redesenhando o que significa ser uma mãe nos dias de hoje. Elas demonstram que a verdadeira maternidade vai além do óbvio; é nutrir, amar, proteger e orientar, independentemente da estrutura familiar – afinal mãe é mãe e, que bom seria, se todos pudéssemos ter mais de uma, nem que fossem duas da mesma, não é?


Juh Brilliant (@juh_brilliant) – autor independente dos Livros “O Menino das Meias” e “BRILHANTE?!”, pedagogo, fotógrafo e colunista do Canal EiTV.




4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page