Colunas Brilhantes ✨
- Redação/Jornalismo Eitv
- 17 de dez. de 2024
- 1 min de leitura
2024 para a comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil

O ano de 2024 foi marcado por momentos muito importantes para a comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil, tanto de resistência quanto, infelizmente, de preocupação.
Entre os avanços, pode-se destacar a ampliação de projetos de inclusão em algumas cidades, como o fortalecimento de políticas para empregabilidade de pessoas trans e a criação de centros de acolhimento LGBTQIAPN+ em estados como São Paulo e Pernambuco.
Campanhas educativas nas escolas e o aumento do número de eventos culturais com enfoque na diversidade também reafirmaram o potencial transformador da luta pela inclusão. Porém, retrocessos vieram de iniciativas contrárias no âmbito político e social, e de maneiras e frentes agressivas.
O debate sobre projetos de lei que ameaçam direitos já conquistados, como o uso do nome social e a criminalização da LGBTQIAPN+fobia, ganhou força em esferas conservadoras cada vez mais presentes. Além disso, a violência segue sendo um desafio alarmante: o país manteve índices preocupantes de assassinatos de pessoas LGBTQIAPN+, reafirmando a urgência de medidas mais incisivas de proteção e conscientização – os dados são, sem uma palavra que os definam melhor, catastróficos.
Para 2025, o desafio é ampliar as vitórias e responder com ainda mais organização e estratégia às ameaças em curso. A resiliência da comunidade em 2024 prova que é possível transformar adversidades em força coletiva – lembrando que possível não é sinônimo de facilidade. Que o novo ano seja um marco de avanços duradouros, inspirando uma sociedade mais justa e diversa para todos, todas e todes!
Por: Juh Brilliant (@juh_brilliant) – Autor independente dos livros O Menino das Meias, BRILHANTE?! e Amigas Para Sempre..., pedagogo e fotógrafo.
Comments