top of page
Foto do escritorRedação/Jornalismo Eitv

Abastecimento de água em Cosmópolis é prejudicado pela estiagem prolongada, informa Prefeitura

A prolongada estiagem não tem afetado apenas Cosmópolis, mas também diversos municípios do Estado de São Paulo e do Brasil

(Foto Ilustrativa/Giuliano Tamura/EPTV)


O abastecimento de água em Cosmópolis sofreu uma considerável redução em comparação ao ano anterior, devido à prolongada estiagem que diminuiu os níveis da represa do Pirapitingui e foi agravada pela queda na barragem.


Atualmente, o Rio Pirapitingui está com apenas 30% de sua capacidade. O nível do Rio Jaguari, por sua vez, é regulado pelo sistema Cantareira.


De acordo com a Prefeitura de Cosmópolis, não há previsão de racionamento de água. No entanto, a orientação é para que os moradores façam uso consciente da água, evitando desperdícios.


Para prevenir um possível racionamento, a Prefeitura está implementando várias ações, incluindo:

- Operação de transposição do Rio Jaguari, que já está em funcionamento.

- Reconstrução da barragem, com processos de licenciamento e execução em andamento.

- Adequações na captação de água.

- Seguir as recomendações das entidades reguladoras Ares PCJ e Consórcio PCJ.


A Prefeitura também está realizando campanhas de conscientização para incentivar o uso responsável da água, com dicas práticas para os moradores:

- Fechar a torneira ao escovar os dentes.

- Tomar banhos rápidos.

- Acumular roupas antes de lavar.

- Verificar e reparar possíveis vazamentos.

- Fechar a torneira ao lavar louças.

- Regar plantas com água da chuva.


A prolongada estiagem não tem afetado apenas Cosmópolis, mas também diversos municípios do Estado de São Paulo e do Brasil. Inclusive, algumas cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) já tomaram a decisão de implementar racionamento de água.


Estas medidas visam garantir que a população de Cosmópolis tenha um abastecimento de água contínuo, mesmo diante dos desafios impostos pela estiagem prolongada, que tem se mostrado uma preocupação crescente em várias partes do país.

67 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page