Com o forte calor que paira sobre Cosmópolis e a região, moradores de alguns bairros de Cosmópolis, reclamam da falta d´água na cidade. Desde a véspera de Natal, muitos relatam nas redes sociais a interrupção do fornecimento de água no município.
Bairros como Chico Mendes, Parque Independência, Beto Spana, Novo Cosmópolis e Colibris tem relatos de moradores com falta d´água durante dias. Em outros, a interrupção no fornecimento de água se dá a partir das 18 horas, momento em que moradores alegam necessitar da água para o banho ou para lavar roupas.
Em conversa com alguns moradores, do Novo Cosmópolis, a água está com a pressão comprometida que não chegam às caixa d´águas das residências; e isso compromete o uso para lavar louças, por exemplo.
Gabriela Silvestre é cabelereira e tem um salão na rua Guilherme Hasse, no bairro Novo Cosmópolis. Ela alega que desde o dia 23 de dezembro falta água em seu comércio. A falta compromete o atendimento à seus clientes que, no final do ano – por conta das festividades – procuram o salão.
“Eu tenho caixa d´água mas a falta de pressão da água que vem da rua, não enche a minha caixa d´água”, diz a cabelereira em um vídeo enviado à EiTV.
Outra moradora da rua Dino Banchieri no bairro Recanto dos Colibris, Raissa Bottechia, disse que neste sábado vai lavar suas roupas, como de toda sua família, na casa de sua mãe na cidade de Engenheiro Coelho (SP).
Nas redes sociais, muitas pessoas fazem a reclamação em fóruns de vendas de produtos. E todos acabam citando, na forma de marcação, o prefeito Junior Felisbino. Em uma conversa, uma moradora chegou a questionar o prefeito no dia 9 de dezembro.

O que diz o DAE
A equipe de jornalismo do Canal EiTV conversou com o secretário de Saneamento Básico, Silvio Luiz Baccarin, que enviou uma nota explicando a situação.
“Com as altas temperaturas e a onda de calor pode ocorrer perda de pressão e desabastecimento nos pontos mais altos da cidade em função do alto consumo que ocorre ao mesmo tempo. O DAE está realizando algumas manobras para equalizar o sistema de distribuição em especial o Sistema Santo Rizzo”. E complementa: “Para o médio prazo temos projeto em andamento para Reforma da ETA e construção de reservatório
São investimentos que já deveriam ter ocorrido em outras gestões. Com o crescimento da demanda isso se tornou urgente para mitigar essa situação”.
