Élide Emília Logatto Costa – ou professora Élide – foi homenageada com uma Moção de Congratulações na tarde desta terça-feira (28) na Câmara de Cosmópolis; a homenagem prestada pelo presidente da Casa de Leis, André Maqfran (Republicanos) foi elaborada após o anúncio da aposentadoria da docente após 44 anos trabalhando na rede pública de ensino de Cosmópolis.
A moção, aprovada por todos os vereadores, foi entregue no Plenário à professora que contou com a presença de vários professores da rede pública e sua filha.
Emocionada, Élide recebeu a moção e os aplausos dos vereadores e do público presente.
Após mais de 50 anos de profissão, Élide, deixará as salas de aulas neste ano. Hoje ela é diretora da Escola Municipal de Educação Básica Estudante Ximena Coelho Pereira.
Conheça a história de Élide a partir da Moção de Congratulações elaborada pelo presidente André Maqfran (Republicanos).
Élide Emilia Logatto Costa, ou professora Élide, como é mais conhecida, é mineira natural de Andradas. Cidade esta onde cursou o primário e ginasial.
Quando decidiu fazer o curso Normal que era a formação de professores, seus pais optaram que o fizesse no Instituto de Educação “Cardeal Leme”, que era referência na região, na cidade vizinha de Espírito Santo do Pinhal – SP. Terminou o curso em 1968 e, no ano seguinte, iniciou o curso de Pedagogia na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Poços de Caldas MG. Neste mesmo ano iniciou minha carreira no Magistério, ministrando aulas das disciplinas pedagógicas no Curso Normal de sua cidade. Terminou o curso de Pedagogia em 1972 e, no ano seguinte, iniciou o Curso de História, que é a sua segunda licenciatura, concluído em 1975, iniciando assim o trabalho com a disciplina de História no Primeiro e Segundo Graus, como eram denominados na época. Para completar sua formação, fez a especialização em Gestão Escolar, pela UNICAMP.
Em 1975, casou-se com Antonio Alberto Costa indo morar em Guarapuava, PR, onde, seu esposo, iniciou sua carreira de Engenheiro Agrônomo. Sendo assim, deixou de lecionar pois em 1977, nasceu sua primeira filha Ana Carolina e em 1979, sua segunda filha Ana Thaís.
Em 1980, querendo ficar mais próximos de sua família, optou por morar em Cosmópolis em decorrência do trabalho de seu esposo na Usina Açucareira Esther, sendo que posteriormente assumiu o cargo de Pesquisador Científico no Instituto Agronômico de Campinas.
Em 1981, iniciou suas atividades profissionais nesta cidade, lecionando a disciplina de História, na EEPG de Cosmópolis, EEPG da Usina Esther e EEPG Rodrigo Octávio Langaard Menezes, onde se efetivou e exerceu as funções de Orientadora, Vice diretora e Diretora. Também trabalhou em algumas escolas particulares de Ensino Médio e de curso de Pedagogia.
Em 1986, nasceu seu terceiro filho, Otávio Augusto, completando a sua família.
Aposentou-se no Estado em 2005, após 31 anos de trabalho.
Em 1999 ingressou como Diretora de Escola na EMEB “Estudante Ximena Coelho Pereira”, onde está até os dias atuais, apesar de ter ficado afastada na Secretaria Municipal de Educação, como Assessora durante 16 anos.
Toda essa experiência enriqueceu não apenas o seu currículo, mas principalmente a sua formação e realização pessoal.
Neste ano, encerra sua carreira no magistério, após 44 anos de dedicação nessa cidade, que – como ela diz: adotou como sua, completando assim um ciclo de sua vida, envolvida na educação de crianças, jovens e adultos.
Ao todo, lecionando por várias cidades, professora Élide completa 56 anos de vida profissional. Durante todo este período, professora Élide sempre se preocupou por, não apenas transmitir conhecimento, mas sempre alguém que colocava regras de convivência dentro da sala de aula e também com o futuro de cada um, de cada aluno, tanto na realização profissional quanto no pessoal, acima de tudo no respeito com o ser humano.
