Um avião de pequeno porte, com um casal de Cosmópolis, caiu ao tentar decolar no aeroporto de São Lourenço, cidade em Minas Gerais, neste domingo (26). O casal saiu ileso do acidente e dispensou atendimento médico.
De acordo com o G1 Minas Gerais, o avião caiu em uma área de mata, próximo ao aeroporto. Na queda, a aeronave chegou a apresentar vazamento de combustível, o que logo foi contido pelo Corpo de Bombeiros que atendeu a ocorrência.
Sobre as causas do acidente, o coordenador do Aeroporto Municipal, Luiz Cláudio Maciel, disse que possivelmente as causas do acidente possa ter sido por conta das condições climáticas do momento da decolagem. Ele ressalta que a aeronave possui a documentação em dia, além das inspeções obrigatórias terem sido feitas em julho deste ano.
A aeronave, uma Dynamic WT-9 é considerada nova, fabricada em 2010. Ela tem capacidade para três pessoas (dois passageiros e o piloto). A operação para táxi-aéreo é negada para este tipo de aeronave. Em sua situação junto à Força Aérea Brasileira (FAB) é considerada ‘aeronave experimental’ não sendo permitido o voo noturno exigindo um piloto com habilitação AAFT.
“À EPTV, afiliada Rede Globo, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), informou que investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III) foram acionados para a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave.
Nessa etapa, são coletadas informações e preservados elementos importantes para identificar os fatores que contribuíram para o acidente. A investigação tem caráter preventivo, sem objetivo de atribuir culpa, e o relatório final deve ser divulgado no site do CENIPA assim que concluído”, diz trecho da reportagem feita pela EPTV Campinas.
Imagens: Luiz Claudio Maciel


