(Foto: Divulgação)
O projeto de incentivo à doação de sangue da professora Mariana C. Barbosa, da E.E. Lídia Onélia Kalil Aun Crepaldi, segue inspirando estudantes de Cosmópolis.
A ação começou em 2022, quando, durante uma aula de Ciências sobre tipagem sanguínea, a professora destacou a importância da doação e compartilhou sua própria experiência como doadora desde 2016.
A ideia evoluiu para um projeto pedagógico: os alunos dos 3º anos recebem informações sobre critérios de doação e são incentivados a participar como forma de engajamento social. Neste ano, vários estudantes superaram o medo e participaram da ação, incluindo jovens que em 2022 estavam no 9º ano.
Os depoimentos foram positivos. “Doar sangue foi uma experiência muito legal que com certeza irei repetir. Você se sente bem doando, é uma atitude singela e bonita”, disse a estudante Geovana Oliveira.
Para Mariana, o impacto vai além da escola: “Fico feliz porque, a cada ano, mais alunos têm interesse em doar e os que estão saindo cultivam essa ação mesmo após a escola”.
