O presidente da Câmara de Vereadores de Cosmópolis, André Maqfran (Republicanos), apresentou uma moção de apelo ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, solicitando maior oferta de vagas para tratamento de pacientes com câncer na região de Campinas. A moção foi aprovada por unanimidade na sessão de terça-feira (16).
De acordo com Maqfran, de 2023 a 2024, a Região Metropolitana de Campinas registrou aumento de 48,5% nos diagnósticos de câncer — passando de 27.170 casos em 2023 para 34.235 em 2024, segundo dados do G1 Campinas.
O vereador destacou que atualmente 567 pessoas aguardam, sem data definida, início de tratamento oncológico na fila do Departamento Regional de Saúde (DRS-7), que abrange Cosmópolis.
Como medida para reduzir a espera, Maqfran sugeriu que pacientes oncológicos tenham atendimento prioritário fora do sistema da Central de Regulação da Oferta e Serviços de Saúde (CROSS), que reúne diversos casos de comorbidades e cirurgias eletivas.
É fundamental que a Secretaria Estadual de Saúde crie um sistema diferenciado para agilizar esses atendimentos e avaliar cada caso com mais flexibilidade”
Maqfran – Presidente da Câmara Municipal de Cosmópolis.
A moção será encaminhada ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.
