A Teka, tradicional indústria têxtil que possui unidade em Artur Nogueira, firmou um novo acordo trabalhista que beneficia mais de 2.300 funcionários. O entendimento, concluído na última sexta-feira e oficializado nesta terça, coloca fim a um impasse que já se arrastava por mais de uma década; O acordo foi homologado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, sediado em Campinas.
Pelo acordo, cada trabalhador receberá até R$ 10 mil na primeira liberação. Para aqueles que têm valores superiores a esse montante, o restante será pago em até 36 parcelas. Os recursos já foram depositados nas contas judiciais vinculadas ao processo de recuperação da empresa.
Em recuperação judicial desde 2012, a Teka passou a ser administrada por um fundo de investimentos em junho deste ano. Esse novo controle prevê a venda de imóveis ociosos, o que poderá acelerar o pagamento das parcelas futuras. Havendo sobra financeira, o valor será destinado à quitação de pendências relacionadas ao FGTS.
As negociações contaram com a participação do sindicato da categoria. A orientação da entidade é para que os trabalhadores procurem o departamento jurídico o quanto antes, a fim de assinarem o termo de adesão e garantirem o recebimento ainda em 2025.
